terça-feira, 10 de setembro de 2013

Atividades (Relevo de Santa Catarina)

01- Quais são as características do relevo catarinense?
02- Quais são as características da Planície Costeira catarinense?
03- O que são planícies fluviais e qual é a mais conhecida no território catarinense?
04- Fale sobre o planalto dissecado do Rio Iguaçu/Rio Uruguai.
05- Quais são as cotas altimétricas do Planalto dos Campos Gerais?
06- Qual é a escarpa mais conhecida da Serra Geral?
07- Onde fica depressão da zona Carbonífera catarinense?
08- Qual é a principal característica do Planalto de Lages?
09- O que são relevos residuais?
10- Qual é a altitude do Morro do Tributo no Planalto de Lages?
11- O que é o Patamar de Mafra?
12- Onde encontramos a segunda maior altitude do estado de Santa Catarina? Qual é a sua altitude?
13- Onde localiza-se o Planalto de São Bento do Sul e quais são suas características?

14- Complete:
______________________________________vai desde Joinvile até Laguna com sequência de serras dispostas de forma subparalelas, com uma altitude média de 900 metros.
15- Pesquise: Qual é o ponto mais alto do território de Santa Catarina? Qual sua altitude?


segunda-feira, 2 de setembro de 2013


SANTA CATARINA - RELEVO.

APARADOS DA SERRA

RELEVO
É o conjunto de irregularidades da superfície terrestre, sendo constituído por muitas e variadas formas agrupadas segundo sua semelhança em unidades. As principais unidades de relevo encontradas em Santa Catarina são:

1- PLANÍCIES COSTEIRAS
2- PLANÍCIES FLUVIAIS
3- SERRA GERAL
4- SERRAS DO LESTE CATARINENSE
5- SERRA DO MAR
6- PATAMAR DE MAFRA
7- PATAMARES DO ALTO RIO ITAJAÍ
8- PATAMARES DA SERRA GERAL
9- PLANALTO DISSECADO DO RIO IGUAÇU / RIO URUGUAI
10- PLANALTO DOS CAMPOS GERAIS
11- PLANALTO DE LAGES
12- PLANALTO DE SÃO BENTO DO SUL
13- DEPRESSÃO DA ZONA CARBONÍFERA CATARINENSE


I- PLANÍCIES COSTEIRAS: que corresponde a porção oriental do estado, onde existem várias praias arenosas e dunas motivadas por um processo marinho e eólico. A altitude média dessa unidade é de 20 metros (de 10 a 30).
PRAIA DE CABEÇUDAS/ITAJAÍ  



II- PLANÍCIES FLUVIAIS : compõem as áreas planas junto aos rios, inundadas periodicamente, onde se pratica a cultura do arroz; com média de altitude não superior a 20 metros, sendo a mais conhecida a do Vale do Itajaí.

RIO ITAJAÍ- AÇU


III- PLANALTO DISSECADO DO RIO IGUAÇU/RIO URUGUAI: com vales profundos e encostas em patamares, com a maior altitude, não superior a 1000 metros e a menor a 300 metros, caracterizando assim o relevo como um plano monoclinal.
RIO URUGUAI

IV- PLANALTO DOS CAMPOS GERAIS: está distribuído em blocos de relevos isolados e são conhecidos como Planalto de Palmas, de Capanema, de Campos Novos e de Chapecó, as cotas altimétricas não superior a 1.200 metros baixando até 600 metros.
 CAMPOS NOVOS-SANTA CATARINA

V- SERRA GERAL: formada por escarpas, com desníveis acentuados de até 1.000 metros, a mais conhecida é a Serra do Rio do Rastro, unidade com relevo abrupto, com vales fluviais com aprofundamentos superiores a 500 metros em suas nascentes, formando verdadeiros “canyons”.
SERRA DO RIO DO RASTRO/LAURO MÜLLER

VI- PATAMARES DA SERRA GERAL: com uma faixa estreita e descontínua no extremo sul, com testemunhos de recuo da linha de escarpas conhecida como Serra Geral. Forma de relevo alongadas e irregulares avançando sobre as planícies costeiras.
SERRA GERAL

VII- DEPRESSÃO DA ZONA CARBONÍFERA CATARINENSE: no extremo sul, com faixa alongada na direção N-S, predominando as famosas formas colinosas com vales e as vertentes íngremes e com vales abertos.
SIDERÓPOLIS-SC

VIII- PATAMARES DO ALTO RIO ITAJAÍ: faixa que se estreita para o Sul, com patamares e vales estruturais, com grandes contrastes altimétricos, atingindo até 1200 metros como a Serra da Boa Vista.


SERRA DA BOA VISTA-SC

IX- PLANALTO DE LAGES: A Unidade Planalto de Lages é caracterizada em sua maior parte por um relevo de dissecação homogênea que configura formas colinosas. Esta homogeneidade de formas é quebrada pela presença de alguns relevos residuais, mapeados como morros testemunhos, onde se destaca o Morro do Tributo que corresponde a uma intrusão
alcalina. Em alguns trechos observa-se a presença de ressaltos topográficos, geralmente
com frente voltada para sudeste. As cotas altimétricas, na maior parte da Unidade, estão
em torno de 850 e 900m; o Morro do Tributo está na cota de 1.200m.
LAGES-SC

X- PATAMAR DE MAFRA: no extremo norte do estado, com colinas e com pequenas altitudes, de forma quase plana. A altitude média desse patamar é de 750 metros.
MAFRA-SC

XI- SERRA DO MAR: apresenta um conjunto de cristas e picos separados por vales profundos, atingindo até 400 metros, é nessa serra que encontramos a segunda maior altitude do estado, atingindo 1500 metros em alguns picos.
SERRA DO MAR/JOINVILLE

XII- PLANALTO DE SÃO BENTO DO SUL: entre as unidades da Serra do Mar e o patamar de Mafra, apresentando formas colinosas com altitudes entre 850 a 960 metros.
SÃO BENTO DO SUL-SC

XIII- SERRA DO LESTE CATARINENSE: vai desde Joinville até Laguna, com sequência de serras dispostas de forma subparalelas com altitudes de 100 até 1200 metros, com uma altitude média de 900 metros.
SERRA DO TABULEIRO-SANTA CATARINA



Fonte: Atlas Escolar do Governo de Santa Catarina
Imagens Google